Vivian Barros
"Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
domingo, 12 de junho de 2011
domingo, 29 de maio de 2011
Martha Medeiros: "A escola me deu muito"
A escritora fala da importância dos diários na sua época de estudante.
Eu tinha vários diários na época de escola. Anotava todas as minhas experiências, as descobertas, eram cadernos e mais cadernos... sem saber já estava fazendo o exercício de analisar as relações humanas, que é a essência dos meus livros hoje.
Eu era aérea, distraída, mas cumpria todas as tarefas e era responsável. Minha vontade de escrever fluía dos diários para as redações, tinha uma facilidade enorme para me expressar na escrita, mas em compensação em Matemática...
Foram 11 anos no mesmo colégio, o Nossa Senhora do Bom Conselho, em Porto Alegre. Fui muito feliz por lá, dos seis aos 17 anos, até entrar na faculdade. Até hoje faço encontros com as minhas amigas da época, nunca perdemos o contato. Estamos todas cinquentonas, mas permanece aquela vontade de compartilhar experiências da época que éramos adolescentes... Além das amizades a escola me deu muito. Foi lá que conheci Monteiro Lobato, aprendi a ter curiosidade sobre o mundo... Apesar de ser um colégio tradicional, os professores tinham liberdade para nos levar em excursões e até viagens, dar aulas fora da sala.
Acho que a Educação não deve ser só entre quatro paredes, mas uma ferramenta para interpretar a vida. A escola tem de estar conectada com que acontece dentro e fora dela e ser o estímulo maior para que cada aluno faça suas descobertas.
Martha Medeiros é escritora e colunista dos jornais Zero Hora, de Porto Alegre, e O Globo, do Rio de Janeiro
sábado, 23 de abril de 2011
sábado, 9 de abril de 2011
MEU LUTO
Meu choro
Sou feita de choro quebrado
Calado, doido
Hoje
Choro a morte do amor
Choro o feitiço da fé
Alada, calada
Choro a mãe e o filho
Aqui e ali
Choro o ter e o perder
Já chorei com Ataulfo, Pixinguinha e Noel
Hoje choro em silêncio
Pra dentro
Quase sem perceber.
Rosangela Tavares 08/04/2011
quarta-feira, 30 de março de 2011
o que é bullying / bullying nas escolas
Nas escolas de educação infantil e ensino fundamental, os professores e supervisores podem e devem ficar atentos nas atividades em parques e intervalos assegurando-se de que nenhuma criança está sendo excluída ou humilhada.
A direção da escola pode e deve chamar a atenção de alunos que estejam praticando algum ato ofensivo ou preconceituoso e alertar também seus pais.
No Brasil, o Bullying aparece em uma proporção pequena se comparada a países com os Estados Unidos e Inglaterra onde o assunto ganha um debate intenso e onde casos graves são constantemente relatados. Os Estados Unidos apontam o bullying como razão do episódio da morte de treze estudantes da Columbine’s scholl em Littleton em 1999. O mais recente caso aconteceu no último dia 28 de setembro, quando um adolescente, afirmando que se sentia diferente dos outros,matou 3 colegas e feriu outros 7 em uma escola em Carmen de Patagones, na Argentina
Para tentarmos resolver este preocupante problema é necessário um trabalho em conjunto – Família, aluno, escola e comunidade.
Leia mais:
terça-feira, 29 de março de 2011
Professores do ensino básico público terão bolsas de mestrado pela Capes
Segunda-feira, 21 de março de 2011 às 18:02
Professores do ensino básico público terão bolsas de mestrado pela Capes
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (21/3) a criação de bolsas de mestrado à distância para professores da educação básica por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A condição para aquisição do benefício será a permanência de, no mínimo, cinco anos na rede pública de ensino. O anúncio foi feito na cerimônia de outorga da Ordem Nacional do Mérito a 11 educadoras brasileiras, no Palácio do Planalto.
O ministro informou que os cursos deverão ser nas áreas de disciplinas aplicadas na educação, como matemática e biologia, por exemplo, e que além de garantir a melhoria da educação por meio do aperfeiçoamento dos professores, a medida visa incentivar o aumento da oferta dos cursos de mestrado para educadores. Haddad disse que a intenção é que as universidades reajam à provocação feita pelo MEC e ofereçam mais cursos.
“Queremos garantir o prosseguimento do estudo do professor, agora com mais que uma especialização. Seguindo a experiência dos países desenvolvidos do ponto de vista educacional, nós vamos estender as bolsas de mestrado para os profissionais da escola pública que tenham interesse neste diploma ”, explicou o ministro.A cada mês de março, o benefício será liberado e terá vigência máxima de 24 meses. Existe, também, a possibilidade de concessão de bolsas para mestrados presenciais, desde que em cursos aprovados pela Capes e consideradas algumas situações de interesse específico do Estado. O não cumprimento do compromisso de cinco anos de exercício em escola pública, após o curso de mestrado a distância, implicará a devolução dos recursos.
Fernando Haddad frisou, ainda, que será permitido aos professores acumular o salário e o valor da bolsa, uma vez que o mestrado não exigirá dedicação exclusiva. A medida faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica, definida pelo MEC como “área excepcionalmente priorizada”. A portaria que normatiza a concessão dessas bolsas será publicado no Diário Oficial da União de amanhã (22/3).
http://blog.planalto.gov.br/professores-do-ensino-basico-publico-terao-bolsas-de-mestrado-pela-capes/trackback/
segunda-feira, 7 de março de 2011
Um livro, aprendizagens que nos aguardam =)
De gênero e estilos diferentes, quer sejam romances, ficção, manuais, um amigo me indicou vinte livros que,segundo ele, podem tornar uma pessoa mais culta, interessante e acima de tudo capaz de compreender o mundo através da diversidade. Infelizmente, não li todos os que ele sugere, mas se tem menos de 30 anos comece a sublinhar os que leu e a escolher os que necessita de ler, se tem mais de 30 anos e ainda não completou a lista, está é hora de o fazer =)Eu mesma, tenho que ler 16 e já passei dos trinta...rsrs
1. “1984” de George Orwell – o livro 1984 ainda tem um significado muito actual, mesmo depois de ter sido escrito em 1949. Demonstra uma visão dos governos que usam a vigilância e o controlo para manipular os seus cidadãos.
2. “Por quem os sinos dobram” de Ernest Hemingway – uma história sobre a morte e a crueldade da guerra baseada numa ideologia.
3. “Guerra e Paz” de Leo Tolstoy – o desenrolar deste livro surge na sociedade Russa, durante as guerras napoleónicas, é uma ligação trágica entre diversas vidas.
4. “Siddharta” de Hermann Hesse – uma história que revela a importância das experiências da vida, uma compreensão do que nos rodeia, uma iluminação da vida.
5. “Os Direitos do Homem” de Tom Paine – este livro foi escrito durante a Revolução Francesa, tendo sido um dos primeiros livros a dar a conhecer o conceito dos direitos humanos, na perspectiva da política democrática.
6. “O Contrato Social” de Jean-Jacques Rousseau – “O homem nasce livre, e em todo o lado ele está acorrentado.” Esta frase capta a essência do livro: os direitos individuais de cada pessoa dentro da sociedade.
7. “The Tipping Point” de Malcolm Gladwell – este livro demonstra como uma pequena ideia, ou conceito de produto se pode espalhar globalmente e fazer realmente grandes mudanças sociológicas.
8. “100 Anos de Solidão” de Gabriel García Márquez – este livro usa diversas histórias para passar a mensagem de que devemos sempre lembrarmo-nos da nossa herança cultural.
9. “A Origem das Espécies” de Charles Darwin – esta obra foi um dos livros com mais impacto não só a nível social como científico, dando uma visão sobre o mundo natural e a evolução da espécie humana.
10. “David Copperfield” de Charles Dickens – Charles Dickens ensina que devemos ir contra os primeiros erros impulsivos de um coração indisciplinado. Este livro fala sobre como manter um coração disciplinado e relaciona-o com a vida emocional e moral.
11. “O Gato Malhado e Andorinha Sinhá” de Jorge Amado – uma das histórias de amor mais bonitas, reflecte que o amor não tem barreiras, o amor humano é maior que a diferença.
12. “A Arte da Guerra” de Sun Tzu – dos livros mais antigos, e actuais; é um livro de estratégia de guerra, que na realidade se aplica às actuais estratégias do mundo dos negócios.
13. “Quatro Quartetos” de T.S. Eliot – esta obra foi escrita durante a segunda Guerra mundial, mas ainda se mantém bastante actual; uma das obras poéticas mais sábias da actualidade.
14. “Walden” de Henry David Thoreau – este livro foi escrito durante 2 anos em reclusão numa floresta, para ser verdadeiramente livre das pressões da sociedade. “Fui para a floresta porque queria viver deliberadamente, para enfrentar os factos essenciais da vida, e ver se eu não poderia aprender o que eu tinha ensinado, e não, quando morresse, descobrir que não tinha vivido.”
15. “Crime e Castigo” de Fyodor Dostoyevsky – um livro sobre um jovem que vive na pobreza, e que sucumbe ao crime para alimentar a fome de dinheiro, causando um grande impacto em si e em todos que o rodeiam.
16. “O Príncipe” de Niccolo Machiavelli – este livro é excelente a descrever situações onde o poder está incorporado na política. A liderança, influenciar outros, tudo se aplica.
17. “Getting Things Done” de David Allen – este livro é essencial para organizar a vida e realmente conseguir com que as coisas sejam feitas.
18. “A República” de Platão – uma lição de filosofia que ensina como a vida deve ser vivida, e como a justiça deve ser aplicada e como um líder deve agir.
19. “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” de Dale Carnegie – este foi um dos primeiros livros de auto-ajuda a ser lançado no mercado. É um guia muito fácil de ler e de compreender, ensina a lidar com as pessoas na vida pessoal e nos negócios.
20. “Senhor das Moscas” de William Golding – uma visão ponderosa que olha para o ser humano numa situação extrema sem leis, de selvajaria, que torna o seu instinto animal o sentimento dominante, tornando a razão humana muito pouco significante.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Isaac morre
Certo rabino era adorado por sua comunidade. Todos ficavam encantados com o que dizia.
Menos Isaac, que não perdia uma chance de contradizer as interpretações do rabino, apontar falhas em seus ensinamentos. Os outros ficavam revoltados com Isaac, mas não podiam fazer nada.
Um dia, Isaac morreu. Durante o enterro, a comunidade notou que o rabino estava profundamente triste.
Por que tanta tristeza? – comentou alguém.
Isaac vivia colocando defeito em tudo que o senhor dizia!
- Não lamento o meu amigo que hoje está no céu – respondeu o rabino.
- Lamento a mim mesmo.
Enquanto todos me reverenciavam, ele me desafiava, e eu era obrigado a melhorar. Agora que ele se foi, tenho medo de parar de crescer.
Eu também tenho medo de parar de crescer, por isso, mantenho sempre por perto muitos Isaac(s).De modo que se um morrer, sempre haverá alguém motivando-me a evoluir.
Beijos,
Vivian=D
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Hoje ao abrir a minha página no Orkut estava esta "sorte do dia"...Caramba! Eu pensei, mas não pronunciei. Como fazer valer esta máxima num dia em que tudo pode conspirar a favor de atitudes não tão altruístas?! Ainda bem que o dia está correndo a contento,numa deliciosa calmaria. O sol irá se por sobre a minha felicidade. Graças a Deus!!!KKKK
Um grande beijo a todos e todas...
sábado, 22 de janeiro de 2011
A ti,
Vivian Barros.
Homem arisco,
Um só beijo me permito dar.
Nos sonhos, apenas, ouso me entregar.
Neles és o rei de Micenas e eu a Sem-Par,
Por isso entendas o meu recusar.
Porque devo ceder a um humano
Se de um soberano
O Amor posso desfrutar?!
Postado em: http://vivianbarros1724.wordpress.com/2005/09/28/a-ti/
Um texto de minha autoria...de 2005
E agora Luíz?!
Vivian Barros.
A festa está acabando, a luz da tua estrela extinguindo.
É teu destino, ó Luíz, a esta hora da vida, ser gauche.
Não como José, que sem nome, fez versos e protestou.
Mas como mulher sem carinho que de tanto chorar mofou.
É Luís, a utopia não veio e tudo está por acabar.
Mas, ó Luíz, o que fazes?
Tuas mãos para trás, teu paletó abotoado, sem discurso.
Esperas que teus inimigos venham de ti zombar?
Por isto te digo, entre a paciência e a fama queira as duas,
Para que envelheças vergado de bons motivos nesta Terra,
Ainda lugar de muita miséria e corrupção,
Se eu te pudesse dizer, então, diria: resite, ó Luíz!
O que te salva da vida é a vida mesmo,
O povo não sumiu, mas de ti espera doces palavras,
Sem gula ou jejum, mas com apetência para saber o que sentes, ó Luiz!
Explicação sem ter agonia, sem paredes nuas pra se encostar,
apenas a verdade lavrar.
Já não podes fugir, nem nas sombras ficar
Seu instante é agora, toque a trombeta, lute, ó Luíz
A verdade é a melhor camuflagem
e como tu bens sabes …
o que se cala faz maior impacto do que o que se diz.
E agora Luiz?
http://vivianbarros1724.wordpress.com/2005/09/20/e-agora-luiz/
Vitae
Amor,meu grande AMOR =)
"Eu nem te contei uma novidade quente. Eu nem te contei"
Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.
Só você pode evitar que ela vá à falência.
Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes,trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.
Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Autor desconhecido =)
